fbpx

Perguntas frequentes

BNDES Garagem é uma iniciativa do BNDES que visa o desenvolvimento e apoio a startups de base tecnológica. Com essa iniciativa, o BNDES vai além do apoio financeiro e usa sua capacidade de articulação e conexão com clientes, investidas e investidores para auxiliar as startups. Com auxílio de parceiros, o BNDES Garagem visa ajudar as startups a se conectarem com potenciais clientes e investidores, fornecer os serviços necessários para seu crescimento e fomentar a criação de novos negócios inovadores.

A Liga Ventures é uma aceleradora que conecta grandes empresas à startups para gerar negócios. Além de programas em diferentes verticais de mercado, como a Liga Autotech, para soluções no setor automobilístico, Liga Emerging Technologies, para soluções que envolvam tecnologias emergentes e  a Liga Retail, focada em startups no setor de varejo, a Liga também desenvolve programas exclusivos com parceiros corporativos como Porto Seguro, Unilever, Embraer, AES, Brink’s, entre outros.

A Wayra é um hub de inovação global, que trabalha para trazer soluções disruptivas Telefônica e seus clientes. Hoje, a Wayra está presente em mais de 10 países e investiu em mais de 70 startups no mundo todo. O Hub conta com uma rede de 350 milhões entre fornecedores e clientes telefônica. A Wayra ainda oferece uma interface única e efetiva entre empreendedores e uma rede de grandes corporações, governos e outros parceiros nos países onde a Telefônica está presente.

Sim, o programa é 100% gratuito. As startups não pagarão para participar do processo seletivo e tampouco do processo de aceleração, em si.

Você não precisa ter um time completo para participar dos programas, porém, parte imprescindível de uma Startup é que ela possua um time forte, com habilidades complementares e dedicado integralmente ao projeto. Apesar de não ser um requisito obrigatório, equipes completas serão melhor avaliadas.

Ter participado de processos de aceleração não exclui a chance de participar de nosso processo, porém não é possível participar das duas acelerações ao mesmo tempo. Acreditamos que não há como conciliar demandas de agendas e encaminhamentos práticos com dois processos de aceleração sendo tocados simultaneamente.

A data limite para as inscrições é 27 de Janeiro de 2019.

Para se inscrever no BNDES Garagem, sua startup deve se encaixar em um dos dois programas: Criação ou Aceleração. Os requisitos são distintos para cada um dos programas, como você confere abaixo.

BNDES Garagem Criação

O programa BNDES Criação é destinado à empreendedores que querem ou estão tirando suas ideias do papel. Em geral, são empreendedores que ainda não lançaram seus produtos ou lançaram em ambiente controlado, com poucos usuários testando.

Utilizando metodologias que são referência para o desenvolvimento de startups, esse programa visa ajudar empreendedores na criação de empresas a partir de ideias ou projetos inovadores, apoiar o desenvolvimento do produto mínimo viável (MVP), validação de problema e solução, até o lançamento da startup para os clientes no mercado.

 

BNDES Garagem Aceleração

O programa BNDES Aceleração vai apoiar startups já constituídas, com produto no mercado e que buscam ganhar crescimento e escala.

O programa oferece acesso a uma ampla rede de mentores, potenciais investidores e parceiros. Além disso, vai fomentar a geração de negócios entre as aceleradas e as empresas parceiras do BNDES, trazendo inovação para todas as partes interessadas no processo.

Para se inscrever, aconselhamos que você leia mais sobre os dois programas para entender qual dos dois faz mais sentido para o seu projeto e então se inscreva pelo link de inscrições.

SAIBA MAIS SOBRE BNDES GARAGEM CRIAÇÃO

SAIBA MAIS SOBRE BNDES GARAGEM ACELERAÇÃO

  • Inscrição: Você deve preencher o formulário de inscrição disponível na página de cada programa, para que ela seja avaliada.
  • Avaliação: De acordo com os critérios pedidos em cada programa, iremos avaliar e selecionar as startups com maior potencial e adequação.
  • Seleção: Após deliberação, comunicaremos as startups selecionadas, que precisarão aceitar os termos de compromisso do programa para que possam participar do processo de aceleração.

Sim, você pode participar do programa BNDES Garagem Criação, onde selecionaremos projetos pré-operacionais ou em início de operação para serem acelerados. Nesse caso, os projetos não precisam ser necessariamente startups já em funcionamento. Saiba mais sobre o programa neste link.

Selecionaremos até 30 startups para o BNDES Garagem Criação e outras 30 startups para o BNDES Garagem Aceleração.

A principal contrapartida exigida é o comprometimento do time. Nosso principal objetivo é apoiar o desenvolvimento de novos negócios inovadores e o desenvolvimento ao ecossistema empreendedor.

O programa não envolve nenhum investimento financeiro nas startups e nenhuma contrapartida nem em equity, nem em propriedade intelectual.

Não, não existe investimento financeiro nas startups.

Sim. Participantes do programa BNDES Garagem Aceleração com residência em cidades não pertencentes a Região Metropolitana do Rio de Janeiro são elegíveis a ter hospedagens e passagens aéreas parcialmente custeadas durante o programa.

Este benefício não estará disponível para participantes do BNDES Garagem Criação.

Há mais informações sobre a ajuda de custo no nosso regulamento: acesse o regulamento aqui.

Sim, os dois programas, Criação e Aceleração, são presenciais. Para isso, as startups selecionadas terão acesso aos escritórios da WeWork Carioca (conheça as instalações aqui).

É necessária a dedicação dos founders e/ou membros estratégicos da empresa de maneira mais intensa. Temos um limite máximo de 3 membros por Startup participando do processo de aceleração, que poderão usufruir de toda a nossa infraestrutura, além dos outros benefícios da aceleração. Essa diretriz é válida para ambos os programas: Criação e Aceleração.

Para o BNDES Garagem Aceleração, é necessário que haja uma startup já em funcionamento, logo, é imprescindível que exista um MVP funcional. No caso do BNDES Garagem Criação, esse requisito não é necessário e pedimos que os empreendedores tenham um projeto, apenas.

Nós não assinamos acordo de confidencialidade no momento do processo de seleção. Avaliamos todos os anos milhares de projetos para esse e outros programas de aceleração e tratamos com sigilo todas as informações compartilhadas. Apenas a equipe do BNDES Garagem, as aceleradoras parceiras e os avaliadores terão acesso às informações colocadas nas inscrições.

Caso haja alguma informação que não se sinta confortável para compartilhar sem um acordo de confidencialidade, nossa sugestão é que não inclua no formulário de inscrições.

Para participar do processo de seleção do BNDES Garagem Criação não é necessário ter um CNPJ. A ideia é que esse seja um dos entregáveis do programa, no final.

No entanto, caso seja selecionado para o BNDES Garagem Aceleração, será necessário tê-lo. O foco do programa é gerar negócios e para isso você precisa estar preparado!

As startups selecionadas para a fase de entrevistas serão comunicadas individualmente até o dia 01/03. Fique atento: as comunicações serão feitas por e-mail.

As propostas selecionadas e as não selecionadas para cada uma das etapas seguintes serão comunicadas sempre pelo e-mail cadastrado no formulário eletrônico de inscrições. As selecionadas também receberão informações e orientação sobre as próximas etapas. Além disso, será publicado no website do programa o resultado comunicando as startups que foram selecionadas conforme cronograma.

Sim, sem dúvida!

Load More

Fechar Menu